13 de novembro de 2006

EM - Microorganismos Eficazes

O que são?
EM (conhecidos comercialmente como Embiotic, EM-4 ou EM-5) ou microrganismos eficazes são um conjunto de microrganismos que vivem no solo naturalmente fértil. Nele coexistem mais de 10 gêneros e 80 espécies de microrganismos chamados de eficazes, pois agem no solo, fazendo com que a sua capacidade natural tenha plena ação. Pode-se dizer que o EM é constituído, basicamente, por alguns grupos de microrganismos como fungos, leveduras, actiomicetos, bactérias produtoras de ácido lático e bactérias foto-sintetizantes.

Porque usar?

Na natureza, nos solos intocados pelo homem, observasse uma interação natural através da reciclagem de matéria orgânica pelos microrganismos do solo aumentado assim, entre outros fatores, a fertilidade do mesmo.

Já em solos cultivados pelo homem, como o tempo e o mau uso, a degradação é eminente, levando o solo ao esgotamento e ao desequilíbrio da flora microbiana do mesmo. Esse desequilíbrio da flora microbiana favorece o aumente predominante dos microrganismos degenerativos, que produzem no seu metabolismo primário amônia, sulfeto de hidrogênio, mercaptana, entre outros, e que, por estarem em desequilibrio, são desfavoráveis ao desenvolvimento do vegetal, favorecendo o aparecimento de pragas e doenças. A matéria orgânica contida no solo é então decomposta pelos microrganismos degenerativos gerando gases e calor, poluindo ambiente, gerando compostos inorgânicos e contribuindo para a compactação do solo.

Com a introdução de EM no solo, que são microrganismos regenerativos, que produzem substâncias orgânicas úteis às plantas como enzimas, aminoácidos, ácidos nucléicos, etc ..., e no seu metabolismo secundário podem produzir hormônios e vitaminas, ocorre uma melhora nas propriedade físicas, químicas e biológicas. As substâncias liberadas pelos microrganismos ainda exercem, direta ou indiretamente, influência positiva no crescimento da planta. Com o uso do EM teremos novamente o equilíbrio da vida do solo.

Benefícios do uso:
- melhoram a capacidade fotossintética das plantas;
- aumentam a eficácia das matérias orgânicas como fertilizantes;
- melhoram os aspectos físico, químico e biológico do solo;
- eliminam doenças e patógenos do solo;
- fermentam matéria orgânica ao contrário de deteriorá-la. Assim, qualquer tipo de matéria orgânica pode ser usada para fazer composto com EM, já que não há produção de odores ofensivos;
- decompõem matéria orgânica rapidamente, uma vez incorporada no solo;
- facilitam a liberação de quantidades maiores de nutrientes para as plantas.

Alem disso, experiências no campo, têm demonstrado uma uniformidade na germinação de sementes em solos tratados com EM. Em áreas infestadas com plantas invasoras, após a capina e a pulverização com EM e a incorporação ao solo, as mesmas funcionam como fertilizante.
Alguns usuários e pesquisadores atribuem efeito herbicida ao EM-4 e efeitos fungicida e inseticida ao EM-5.

Como produzir/captura:

Atualizado em 28/03/2017
: Veja os vídeos sobre o processo de captura clicando aqui.

Onde e como usar (
Atualizado em 28/06/2017):
- inoculação em sementes (use somente sementes que não foram tratadas com fungicidas): deixar de molho de 10 minutos em solução a 1,5 ml de EM por litro de água, deixar secar a sombra e plantar. Outra opção é peletizar as sementes, banhando-as com uma solução de 1 colher de sopa (15 ml) de EM para 10 litros de água ou biofertilizante. Misturar tudo com cinza de madeira não tratada (1 parte) + pó de rocha (2 partes) ou uma parte de mistura de farelos (de arroz, soja, manona, osso, peixe, etc...), deixar secar a sombra e plantar no mesmo dia.

- preparo de solo ou berço (cova é de defunto :D ): misture matéria orgânica vegetal (mato, adubação verde, etc...) com ½ de farinha de osso (200 g/m2) + ½ farelo de arroz (200 g/m2) a terra. Molhar BEM o terreno/leiras com uma solução de 2 colheres de sopa de EM para cada 10 litros de água por m2 (em solos muito pobre pode-se usar até 3 colheres de sopa de EM). Cobrir o solo com palha ou capim. Se você tiver pressa, após 10 dias pode-se fazer o plantio das sementes ou transplante das mudas. O ideal é aguardar 3 meses para usar o berço, mantendo sempre a terra úmida. A cada mês, regar uma vez com solução de 2 colheres de sopa de EM para cada 10 litros de água por m2. Uma semana antes de plantar, regar com uma solução de 1 colher de sopa de EM para 10 litros de água.

- em cultivos estabelecidos: regar com solução de 1 colher de sopa de EM para cada 10 litros de água, de quinzenalmente no verão e mensalmente no inverno.

- pulverizações foliares: fazer uma solução de 1 colher de chá (5 ml) de EM para cada 10 litros de água e fazer pulverizações foliares semanalmente até observar uma melhora na estrutura do solo e na saúde das plantas, então pulverize quinzenalmente.

- preparos de compostos: fazer os montes de, no máximo, 1 metro de altura, regar com uma solução de 3 colheres de sopa de EM para 10 litros de água, no início do processo de compostagem, e 2 colheres de sopa/10lts no final do processo. Proceder os tratos para como em uma compostagem normal. Não deixar que a temperatura ultrapasse os 55ºC, caso isso venha a acontecer, revolver o monte. Ao revolver, caso o monte apresente mau cheiro, regar novamente com a solução de EM (3 col./10 lts de água). Dependendo das condições ambientes, do material usado para compostar e do local o composto poderá ficar pronto em até 15 dias, no mínimo.

- no minhocário: regar com solução de 1 colher de chá de EM para cada 10 litros de água em pulverização ou rega inicial. 

Dicas e cuidados:
 - Não espere resultados imediatos. O EM é um organismo vivo e, para atuar sobre a matéria orgânica, tem que, primeiro, se adaptar ao solo para, aos poucos, ir recuperando-o;
- Utilizar a solução (EM + caldo de cana + água) no mesmo dia de preparo;
- Não pulverizar em horário de sol forte, fazer as pulverizações no final da tarde ou em dias nublados;
- No caso de queimar as bordas das folhas, utilizar uma concentração menor, 1 ml para 2 litros de água;
- Não utilizar água tratada com cloro. Nesse caso separar um recipiente com água e ou deixar - descansar por 24 horas ou use declorante comercial antes de misturar o EM;
- A aplicação de EM só terá bom resultado se observada outras técnicas da Agricultura Orgânica, como: cobertura do solo com palha, adição de matéria orgânica (adubação verde, compostagem, biofertilizante), um bom manejo conservacionista do solo, rotação e consorciação de culturas, entre outras práticas.

Fontes:
- Documento eletrônico: Bases para a produção de Café Orgânico, de Vanessa Cristina de Almeida Theodoro, Ivan Franco Caixeta e Sérgio Pedini;

- CEPAGRI. Agricultura alternativa ecológica. Livro Verde. Caçador. Santa Catarina.
- VALE, F.R. do; GUEDES, G.A. de A.; GUILHERME, L.R.G. Manejo da fertilidade do solo.. Lavras: UFLA/FAEPE, 1995.
- Fundação Mokiti Okada. Introdução a Agricultura Natural. São Paulo, SP, 1982.