1 de setembro de 2016

Mini Bomba de Vácuo Manual

Auxilio para um melhor armazenamento de sementes

Sementes são bens inestimáveis, essenciais a sobrevivência da nossa espécie e a chave para a sustentabilidade. Saber como armazena-las adequadamente assegura a sua viabilidade, pelo maior período possível.

Eu como minúsculo produtor de sementes venho, a cada novo ano e nova colheita, aprimorando as minhas técnicas, para um melhor armazenamento das sementes colhidas na minha "propriedade rural". Sempre busco seca-las de maneira correta e mantê-las acondicionadas longe da umidade excessiva, da flutuação de temperatura, do excesso de luz e de insetos, a fim de garantir a viabilidade das mesmas.

Do mesmo modo, para garantir que as sementes não brotem, antes do desejado, penso sempre em quatro elementos: oxigênio, umidade, luz solar e calor. Mantê-los longe das sementes é garantia armazenamento longo, pois estes quatro elementos criam uma reação de brotação natural nas sementes, chamando-as a vida.

Sei que existem muitas teorias e experimentos sobre qual o melhor método de armazenamento. Muitas desta já utilizei como: sacos de papel, armazenamento em geladeira, em garrafas PET... já misturei as sementes com sílica, pimenta do reino, folhas de louro, alho... e por aí vai..

Mesmo tomando vários cuidados, algumas vezes ainda encontro pequenos insetos se alimentando da minha preciosa produção, já acondicionada em garrafas PET, além de ver sementes brotando dentro das garrafas e perdendo, muito rapidamente, seu poder de germinação.

Descobri que uma das soluções, para evitar os insetos, além de preservar melhor as sementes, é acondiciona-las a vácuo. Para fazer o vácuo, encontrei tutoriais que utilizavam velas ou chumaços de algodão acesos, dentro da garrafa PET, para consumir todo o oxigênio. Porém, tentei várias vezes seguir estes tutoriais, sem sucesso, pois já que minha produção é pequena, acabava por não encher toda a garrafa, o que acarretava a queima da garrafa, ou da tampa, ou mesmo meus dedos.

Procurando outra solução, logo me lembrei de um experimento que fiz, a tempos, com algumas válvulas de retenção de ar e vi que, de maneira fácil e barata, seria possível montar uma mini bomba de vácuo manual.

Como o uso da bomba de vácuo, aliadas a outras técnicas de armazenamento, não tenho mais problemas com as minhas sementes estocadas e sempre tenho um alto índice de germinação das mesmas.

1) A mini bomba de vácuo


1.1) Material:
  • Duas válvulas de retenção de ar (podem ser adquiridas em casas expecializadas em produtos para aquários);
  • Uma conexão "T", também conhecido como distribuidor "T" (usado no sistema de esguicho de água, do limpador de para brisas de carros. Pode ser adquirida em autopeças);
  • Uma seringa descartável de, no mínimo, 5 ml. Quanto maior a capacidade da seringa, mais rápido o vácuo será criado dentro da garrafa PET;
  • 15 cm, ou mais, de mangueira (cano) para aquário.

Antes da montagem, é necessário identificar, nas válvulas de retenção, onde é a entrada de ar e onde é a saída. Em alguns modelos de válvulas, esta marcação já vem impressa na mesma, outras válvulas trazem um pequeno manual identificando as partes em questão. Na figura abaixo, ilustro, no modelo de válvula que utilizei, estes dois pontos:
Identificação da entrada e saída de ar, da válvula de retenção de ar.

1.2) Montagem:
a - Cortar a mangueira de aquário em 3 partes de, mais ou menos, 5 cm cada;
b - Conectar as partes da mangueira na base do "T" e nas suas duas extremidades;
c - Na base do "T", conectar uma válvula de retenção, com a entrada de ar voltada para o "T";
d - Em uma das extremidades do "T", conectar a outra válvula de retenção, como a saída de ar voltada para o "T";
e - Na outra extremidade do "T", conectar a seringa.

Detalhes da montagem da mini bomba de vácuo manual


Mini bomba de vácuo já montada.
No detalhe, a válvula que deve ser introduzida no furo da garrafa PET (item "B" abaixo).

1.3) Como usar:

a - Furar a tampa da garrafa PET. O orifício não deve ser muito grande, mas suficiente para que a ponta da válvula de retenção entre com um certo esforço;
b - Introduzir a ponta da válvula de retenção de ar, da extremidade do "T", no orifício da tampa;
c - Acionar o êmbolo da seringa, fazendo um movimento de vai e vem, até notar que a vedação da válvula está deformada (ver detalhe na foto abaixo);
d - Cortar ou remover a mangueira, que esta conectada na válvula da tampa da garrafa. A válvula de retenção não deve ser removida, pois é ela que garante o vácuo dentro da garrafa;
e - Revestir a tampa e a válvula de retenção com silicone ou parafina;
f - Rotular a garrafa com o tipo de semente e a data de armazenamento;
g - Armazenar a garrafa em local fresco e escuro.

Detalhe da válvula de retenção, mostrando o momento em que a vedação
da mesma está deformada, indicando que é hora de parar de remover o ar (passo "C" acima).

Com este método, eliminamos vários fatores que prejudicam uma boa preservação de nossas sementes, como:
- Diminuímos o oxigênio e a umidade no interior da garrafa, elementos estes que viabilizam a brotação das sementes.
- Armazenando em local fresco e escuro (geladeira, se possível), diminuímos o consumo dos açúcares do interior da semente, pelo seu embrião, o que dá mais longevidade as mesmas.
- Garantimos também, pela baixa presença de oxigênio, a não infestação das sementes armazenadas, por insetos praga.

Garrafa PET deformada, devido ao vácuo formado em seu interior.

Mais detalhes sobre a montagem e uso no vídeo:


2) Outros usos:

Podemos usar a mini bomba de vácuo para remover o ar de potes de vidro, estes usados para conserva, com tampa metálica. Para isto, basta fazer um furo sobre a tampa do pote e repetir o processos executados acima, para garrafa PET.

3) Dicas:

- Use sempre garrafas PET que foram usadas para acondicionar água com gás e refrigerante, pois estas são mais resistentes;
- Se for usar potes de vidro, o ideal é usar potes novos, pois estes tem o sistema de vedação melhor que potes usados;
- Ainda sobre uso de potes de vidro, para garantir uma melhor vedação, fazer um furo maior na tampa do pote e colocar uma rolha de borracha. Na rolha de borracha, faça um furo e neste introduza a ponta da válvula de retenção, usada para criar o vácuo;
- Uma vez aberta a garrafa, utilizar as sementes o mais breve possível, e não voltar a armazenar as mesmas;
- Podemos usar esta mini bomba de vácuo manual para conservação de outros tipos de alimentos, em outros tipos de recipientes. Para tal, use sua criatividade e poste suas ideias aqui, nos comentários do blog.