1 de agosto de 2016

Extrato de Cavalinha

Fungicida natural para uso na horta e jardim

A cavalinha (Equisetum sp) é uma das plantas mais antigas do mundo, sendo considerada um fóssil vivo, pois já existia, em tamanho descomunalmente maior, no tempo dos dinossauros.

Cavalinha

Ela é comumente empregada na medicina natural, para tratar diversos problemas de saúde como doenças reumáticas, dos rins, além de ser usada para fortalecer unhas e cabelos.

Na agricultura, é também antiga aliada do produtor, por suas propriedades fortalecedoras da estrutura celular dos vegetais, pois ela é rica em sílica, na forma, principalmente, de silicato, que confere maior resistência as plantas. Ela também é usada, com muito sucesso, tanto contra infestações fúngicas, como ferrugem, oídio e míldio, assim como na prevenção destas doenças.

Folhas de morango com ferrugem
Para fazer usufruir de seus benefícios em nossos cultivos, usamos a cavalinha em forma de extrato liquido.

1 - Como preparar o extrato de cavalinha:

- 10 litros de água, sem cloro;
- 1 kg de cavalinha fresca, sem as raízes, ou 150 g de cavalinha seca.

a) Colocar a cavalinha de molho, em maceração, em 10 litros de água, durante, no mínimo, 12 horas e, no máximo, 24 horas;
b) Levar a maceração ao fogo alto, até ferver. Ao levantar fervura, baixar o fogo, tampar e manter em fervura por 20 minutos;
c) aguardar o extrato esfriar e coar.

Este extrato pode ser guardado, em garrafa plástica, ao abrigo da luz, em local fresco, por até 3 meses.

2 - Como usar o extrato de cavalinha:

O extrato necessita ser diluído, antes de usar, na proporção de 200ml de extrato de cavalinha para cada litro de água. Usar esta diluição para pulverizar a planta afetada e o solo ao redor da mesma.

- Em plantas com infestação severa de fungos: inicialmente, pulverizar todos os dias, por 3 dias consecutivos. Após este período, pulverizar a cada 3 dias, por 15 dias.
- Em plantas com sintomas iniciais de infestação de fungos: pulverizar a cada 3 dias, por 15 dias seguidos.
- Para fortalecimento da planta e como preventivo ao surgimento de fungos: em período de chuva, pulverizar o extrato a cada 7 dias, no período da seca, pulverizar a cada 15 dias.

Para mais detalhes sobre o modo de preparar e de usar o extrato de cavalinha, veja o vídeo abaixo: 


3 - Dicas:

- Aplicar sempre ao fim da tarde;
- Para um armazenamento mais prolongado, após encher a garrafa com o extrato de cavalinha, remova o resto do ar que sobrou na garrafa, antes de fechá-la;
- Caso só tenha acesso a água clorada, usar um declorador ou deixar a água em um balde de boca larga, por 24 horas.

0 comentários: