5 de outubro de 2006

Cheguei!!!

Mungo-Verde no ar para salvar a pátria :) (qta pretensão!!!)!!!


A inteção é simples: como gosto muito de "encher minhas unhas de terra", plantar, ver as plantinhas crescerem, colher e, principalmente, comer um alimento saudável, sem agrotóxicos e outras "cocitas mas", vou colocar aqui minha experiência e conhecimento no dia-a-dia da minha horta e outros cultivos e com alimentação saudável.

Não sou agricultor, nem hortelão, pelo contrário: sou analista de redes de comunicação de dados (ufá!). Justamente por ficar 8 h/dia sentado na frente de um computador optei pelo hobby de dar com a terra. Mas como gosto de saber muito sobre um assunto antes de polo em prática, acabei me "enterrando de cabeça" nas práticas agricolas (biológicas, biodinâmicas, natural, permacultura, SAF, et cetera) e sustentável que me rendeu muito conhecimento e experiência que pretendo trocar com vocês aqui nesse blog.

Espero que seja útil o q vou postar aqui.

[]s
Neco Torquato

6 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde Neco,
Adorei a *receita* de como fazer broto mungo.....
Já puz os feijões de molho...colheita minha.
Quem sabe tu tambem poderias me ajudar com um problemão....
O Oidio que ataca minhas abobrinhas, aboboras e porongos...
Gostaria de algo natural...já tentei com leite, nada feito...
calda de urtiga....nada....
Será que tu tens um remedio ???
Te agradeço desde já,
Brita

Unknown disse...

Boa noite Neco, adorei as tuas tecnicas de como fazer brotos. Vou experimentar pois sou doida por brotos, e saladas.Gostaria só de saber se posso fazer em recipientes de plástico ou só em vidros.Obrigado Priscila.

Neco Torquato Villela disse...

Brita, exitem várias espécies de Oidio (o do tomate, o das abóboras, etc). Sua infestação é mais comum quando o tempo esta seco. Já usei leite para Oidio do tomateiro e funcionou, já para abóbora eu não tenho problemas aqui mais, como ele é um fungo, talvez uma calda a base de enxofre pode minimizar seu problema.
Priscila não tem problema nenhum em usar recipientes de plástico desde que vc consiga estereliza-los a cada leva de brotos.

Unknown disse...

oi neco td bem?
entao sou veterinaria mas adoro plantas tb. Crio minhocas californianas com fezes da chinchila e restos de alimentos e ja ouvi dizer q da para se fazer bokashi de humus. Vc saberia as proporçoes? outra duvida eh q dizwem q para fazer bokashi eh necessario quitina, presente nas escamas de peixe ou na casca de insetos. o q vc usa? meu primo disse q daria para usar barata no bokashi. eh verdade?

Anônimo disse...

Hello everyone! I do not know where to begin but hope this site will be useful for me.
I will be happy to get some assistance at the beginning.
Thanks in advance and good luck! :)

Neco Torquato Villela disse...

Hello,

Feel free for ask anything!

See u!