14 de maio de 2016

Soro de Leite na Horta


Como aproveitá-lo como adubo e melhorador de solo


Como produtor caseiro de iogurte grego, coalhada seca e Chancliche (queijo árabe recoberto com zattar) , me preocupo em aproveitar o resíduo da minha produção: o soro. Para cada litro de leite que uso para preparar iogurte grego, sobram 400 ml ou mais de soro. No preparo da coalhada seca e Chancliche, sobram mais de 900 ml, para cada litro de leite!
Iogurte grego e o soro extraído.
Já aproveito o soro de vários maneiras:
- em receitas, no lugar do leite, ou mesmo da manteiga;
- bom para demolhar o feijão, antes de cozinhar, para reduzir os fitatos e oxalatos;
- fermentar vegetais;
- cozinhar macarrão, batata, arroz...;
- dar de beber para meus cães, diluído em água;
- em marinadas para carnes, frangos e peixes;
- além de ser ótimo para memória (vi em uma reportagem do Globo Repórter);

Porém, mesmo não desperdiçando o soro, que extraio quase semanalmente, sempre sobra um restinho que acabo jogando no ralo. Pois, mesmo guardado em geladeira, após 25 dias, o soro fica muito ácido, com odor de queijo velho, praticamente inutilizável.

Em pesquisas para encontrar outras maneiras de utilizar o soro, descobri que, quando usamos cultura bacteriana como coagulante (meu caso), podemos usar o soro como adubo, melhorador de compostagem e supressor de odores. Pois o soro contém - além de muito cálcio - potássio e magnésio, dentre outros elementos. É também rico em bactérias ativas, principalmente lactobacilos.

1 - Os lactobacilos
Os lactobacilos fazem parte do grupo de decompositores primários que, em companhia das leveduras, são responsáveis pelo início da decomposição da matéria orgânica, abrindo caminho para a chegada de outros grupos de decompositores.

Em seus processos metabólicos, os lactobacilos produzem ácido lático, um ácido capaz de controlam enfermidades de fitopatógenos, como o fusarium. Esses ácidos orgânicos também ajudam a solubilização de diferentes tipos de elementos químicos que estão no solo, tornando estes elementos acessíveis as plantas.

Os lactobacilos são também excelentes controladores de odores, neutralizando, por exemplo, os gazes de amônia, muito comuns no processo de compostagem. Também melhora a disponibilidade de nutrientes no composto e no minhocário.

2 - Como usar
2.1 - Para regar as plantas:
O soro é de natureza ácida. Para obter benefícios deste, devemos usar em pequena quantidade.

A diluição 1:1000 de soro em água (ex.: 1ml de soro diluído em 1 litro de água), é mais que suficiente para obter seus benefícios. Uma quantidade maior de soro, em diluição, pode ser prejudicial para o solo.

Usar a diluição acima de 3 em 3 semanas, no meses mais quentes, e 1 vez por mês, nos meses mais frios.

Um cuidado a ser tomado é: regar somente o solo ao redor das plantas, evitando molhar a folhagem. Outro cuidado, principalmente com plantas sensíveis a acidez é, usar soro que foi mantido em geladeira (imediatamente após a sua extração), com, no máximo, uma semana de armazenamento.

Depois de uma semana, mesmo armazenado em geladeira, as bactérias continuam se alimentando da lactose que sobrou no soro, por isso o soro começa a ficar mais ácido. Esse soro NÃO deve ser usado em qualquer planta, mas ainda não precisa ser descartado. Podemos usá-lo para regar plantas que gostam de pH baixo, como coníferas em geral, fruta do milagre, azaleias, rododendros e hortências. Para essas plantas, usar a diluição acima, de 2 em 2 semanas.

2.2 - Na composteira:
Ao preparar a pilha de composto, usar a mesma diluição para regar a composteira. Continuar a regar, 15 em 15 dias, por mais 4 vezes.

Em pilhas já em processo de decomposição, pulverizar a diluição acima, de 2 a 3 vezes, até o fim do processo de compostagem.

2.3 - No minhocário:
Usar a diluição acima para pulverizar o minhocário, uma vez por mês.
Pulverizar soro diluído em água no minhocário.


3 - Dicas:
- ATENÇÃO: Depois de 15 dias armazenado em geladeira, não é recomendado o uso do soro na horta, composteira ou minhocário;
- Usar SEMPRE água sem cloro para diluir o soro de leite, pois água clorada mata as bactérias ativas do soro;
- Utilizar soro de leite proveniente somente de coagulação que utiliza bactérias. Soro proveniente de produtos que utilizam ácidos, vinagre ou limão não devem ser usados;
- Mistura de Calda Fermentada de Plantas (CFP), ou de Chorume de Urtiga, com soro, potencializa a ação de ambos os preparados.

Mais detalhes no vídeo:

19 comentários:

Luiz disse...

Muito boas as dicas, valeu!!

teresacascavel disse...

Bom dia Neco.
Estou fazendo um biofertilizante a base de cascas de verduras e frutas fermentadas com azucar mascavo. Depois de pronto fica bastante ácido, e pensei em adicionar calcário para neutralizar. Mas depois de colocar 5 colheres de sopa por litro continuaba acido.... O calcario não funciona para alcalinizar um adubo liquido? O que posso colocar para aumentar o PH?
Esté fertilizante pretendo usalo em vasos de plantas ornamentais que não gostam de substrato acido.
Fico a espera da sua resposta.
Obrigada
Abço.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Teresa,


O calcário abaixa o pH da terra, depois de alguns processos de reação do cálcio e do magnésio em contato com a terra. Em solução (que é o caso do seu biofertilizante) o calcário não age tão intensamente quanto na terra.

Para aumentar o pH uma solução, q vc usará como biofertilizante, vc pode usar cal hidratado ou virgem, ou também hidróxido de potássio.

Para usá-los, dissolva previamente 10g cal ou hidróxido de potássio em 100ml de água. Acrescente esta dissolução, aos poucos, no seu biofertilizante e vá medindo o pH até conseguir o valor desejado.

Boa sorte e inté!

punk77 disse...

Bom dia amigo!!!
Esse foi o primeiro site que encontro sobre os benefícios do soro para o solo das plantas!!!

O soro torna o Ph da solução de rega ácido, o que para a maioria das plantas não é indicado!!!
Agora se regular o Ph da rega para algo próximo de um Ph neutro, esses intervalos citados são os mesmo???

Já experimentei usar o soro nas regas e realmente o Ph da água baixou consideravelmente, mas ao misturar o chorume retirado da composteira que tenho, o Ph automaticamente subiu, pois o mesmo tem o Ph bem alcalino.

Saberia informar se fazendo dessa forma daria pra diminuir esse intervalo???

Abraço.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Punk77,

Realmente, o soro é ácido, como é citado no artigo e no vídeo. Por isso a diluição tão alta do soro em água (1:1000).

Diluindo, vc ainda consegue os benefícios do soro e pode usar, sem medo, nas plantas.

Outra opção é a que vc disse, usar algo alcalino, como humato, chorume, etc... para equilibrar o pH, próximo de neutro, para aplicação.

O ideal é aplicar de 3 em 3 semanas, ou de, no máximo, 15 em 15 dias. Pois, em excesso, pode desequilibrar a biota do solo e levar o solo/planta a alguma deficiência.

Inté e abraços!

Abraço e obrigado!

punk77 disse...

Olá Neco,

Obrigado pela resposta!!!

Vc já pesquisou sobre o uso e benefícios de aloe vera (babosa) na rega das plantas???

Mais uma vez obrigado pela atenção!!!

Abraço.

teresacascavel disse...

Olá Neco
Descubri outro uso para o soro em um post de rosas do deserto. Tratamento para control de ácaros, soro diluido a 10%. Testei e parece que funciona. Fora algumas folhas que amarelaram, as mais atacadas pelos acaros, as plantas não foram perjudicadas.
Obrigada pela atenção.

Neco Torquato Villela disse...

Olá teresacascavel,

Muito obrigado pela dica! Vou uasr aqui.

Abração e inté!

Neco Torquato Villela disse...

punk77,

ainda não pesquisei sobre aloe vera em plantas. Mas... tá anotado aqui para pesquisas futuras.

Obrigado e inté!

Erika disse...

Olá Neco!
Posso usar o soro de leite obtido do kefir (nessa diluição informada) em orquídeas?
Obrigada!

Neco Torquato Villela disse...

Olá Erika,

Nunca usei soro de kefir para adubar as plantas. Mas vc pode experimentar e ver se as suas orquídeas respondem bem a adubação.

Boa sorte e inté!

Unknown disse...

Posso regar minhas suculentas com esse soro??? Qual a medida?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Natalia,

Nunca usei soro de leite em suculentas, mas... creio que vc pode fazer uma experiência, começando com uma diluição baixa de 0,5 ml por litro de água. Caso elas respondam positivamente, vá aumentando até 1 ml por litro.

Boa sorte e inté!

Unknown disse...

Eu uso o soro do leite diluído direto nas folhas. Só as folhas mais finas, que não suportam o ácido, mas folhas grossas como de roseiras, não tem problema. Aliás mata qualquer praga de roseira.

Neco Torquato Villela disse...

Opa, valeu pela dica, amigo!

Até

Ragde Corrêa disse...

Boa noite!
Água de kefir já fermentada, pode serve usada em plantas como fertilizante ou adubo, já li que os grãos são bons para adubar a terra, mas não fala nada sobre a água.
Obrigada

Neco Torquato Villela disse...

Olá Ragde,

Nunca usei kefir, por isso não sei lhe dizer. Mas, como são também lactobacilos, creio que não tem problema usar.

Boa sorte!

Arildo Lins de Souza disse...

Oi, Neco.
Vi o seu vídeo do soro de leite, achei interessante.
Preciso saber o que fazer para deixa-lo menos acido para continuar a usa-lo por mais tempo.
A quantidade de leite azedo pela quantidade de soro para usar somente 1ml por litro é um desperdício. Tem algum jeito de deixar o soro com menos acidez?
Obrigado pela atenção.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Arildo,

Vc pode tentar dissolver calcário no soro e usar um medidor de pH para ver se a acidez diminui. Se conseguir chegar entre 5,5 e 6, vc pode usar de 10 a 20 ml por litro, ou mais.

Mas atenção: faça o teste em uma planta antes de usar em todas!

Até e boa sorte!