1 de julho de 2016

Como fazer compostagem somente de folhas secas

Como aproveitar as folhas de outono

Se existe alguma coisa que não falta aqui em casa, no outono, são folhas caídas! Esta abundância que se desprende das árvores nesta época do ano, são como presentes dado pela natureza para nós. Um presente precioso, pois além de podermos transformá-lo em algo especial e útil para melhorar o solo da nossa horta, podemos aprender muito com a simples observação do processo natural de seu surgimento até seu cair (alguma coisa de impermanência, talvez?).
Folhas secas de outono.
Se você já esteve em uma mata preservada, você certamente percebeu a leveza da terra sob seus pés. Provavelmente reparou como o solo é escuro. Se você pegou um pouco deste solo em suas mãos, certamente viu quão suave, de odor agradável e cheio de vida este solo é. Isto tudo é, em grande parte, por conta das folhas que aí um dia caíram, criando um revestimento que ajuda a reter a umidade no solo e, lentamente, se decompõem e alimentam, de forma direta e indireta, toda a vida que ali está.


1 - O composto de folhas

Feito somente de folhas, este composto, ao contrário do processo de compostagem tradicional (que gera calor e depende, em sua maioria, de bactérias esfomeadas para transformar o material orgânico em matéria orgânica), é feito com predominância de fungos que, literalmente, se deliciam com as folhas servidas a eles, gerando menos calor, sendo considerado um processo "a frio". Enquanto a compostagem tradicional leva, em média, 3 meses para atingir a maturidade, o composto de folhas pode demorar até 3 anos.

2 - Benefícios do composto de folhas

Este tipo de composto fornece poucos nutriente as plantas, diferenciando-se assim, mais uma vez, dos composto tradicionais. Por sua vez, ele melhora a estrutura do solo, por isso ele é considerado um condicionador de solo.

Dentro os benefícios que ele pode trazer para seu solo, podemos citar:
  • Melhora a estrutura do solo: ajuda a suavizar solos pesados, como os argilosos;
  • Retenção de água: ele é capaz de absorver até 50 vezes o seu peso em água. Ao misturá-la ao solo, melhoramos a retenção da água, tornando-a facilmente disponível para nossas plantas;
  • Melhora a vida do solo: pois estimula a atividade biológica no solo, criando um ambiente microbiano que ajuda a prevenir pragas e doenças.

3 - Como fazer

Se deixarmos as folhas sobre os solo, depois de caídas, ou amontoá-las em um canto, elas irão, sozinhas, se transformar em composto de folhas, assim como ocorre nas matas e florestas. Porém, este processo pode demorar muitos anos. Quanto mais celulose uma folha tiver, maior será o seu tempo de compostagem.
Folhas secas, recolhidas no meu quintal.

Para dar uma forcinha a natureza e acelerar um pouco este processo, nós iremos dispor da seguinte técnica:

- Usar um inoculante de fungos: a serrapilheira. A serrapilheira é o material que fica depositado no piso das matas e florestas preservadas, composto de montes de folhas, galhos, frutos, etc... em estado de decomposição variado;
- Triturar as folhas recolhidas no nosso jardim e a serrapilheira, separadamente, com a ajuda de um triturador, ou de um cortador de gramas, ou ainda de um facão bem afiado.

3.1 - Em saco plástico:
a) Coloque uma camada de folhas trituradas, de aproximadamente 15 cm, dentro de um saco plástico, que não seja biodegradável;
b) Cobrir com uma camada fina de serrapilheira triturada;
c) Compactar de leve e umedecer com água sem cloro;
d) Repetir os passos "a" e "b", até 3/4 do volume do saco, terminando com uma camada de serrapilheira;
e) Fechar e amarrar bem a boca do saco;
f) Faça vários furos na lateral do saco, com um objeto pontiagudo, da espessura de um lápis, ou menor, para que entre um pouco de ar;
g) Manter o saco a sombra.

3.2 - Em composteira:
a) Repetir os passos "a" e "b" do item 3.1 acima, até encher a composteira;
b) Cobrir a composteira com uma lona, para diminuir a evaporação;

Uma vez por mês, checar a umidade das folhas no saco e na composteira. Se necessário umedecer novamente. No caso do saco: Virá-lo de cabeça para baixo e mantê-lo a sombra. Na composteira: revirar as folhas.

Mais detalhes do processo de produção no vídeo:


Com o uso desta técnica, podemos diminuir o tempo de decomposição das folhas para, no mínimo, 4 meses, chegando até 8 meses a 1 ano, dependendo das condições de umidade das folhas e das condições climáticas.

Você saberá que o processo terminou quando a pilha estiver com cheiro de terra de mata após a chuva, um material escura (quase preta) que lembra o solo de matas e florestas.

Composto de folhas em processo de colonização, por fungos da serrapilheira.

4 - Como usar

  • Incorporar de 5 a 10 litros/mt2 ao solo, antes de plantar. Desta forma, altera a densidade do solo, podendo deixá-lo até 20% menos denso que um solo sem o composto de folhas, tornando-o um ambiente perfeito para o crescimento de raízes;
  • Em coroamento de plantas perenes e anuais, ajuda a manter a umidade durante o verão;
  • Como cobertura de solo, espalhar uma camada de 5 a 8 cm de altura, evita a flutuação extrema de temperatura do solo e mantém a superfície do solo solta, facilitando a entrada de água e retendo umidade no solo, diminuindo a evaporação;
    • Devido a capacidade de retenção de água, em quase 50%, é muito útil no cultivo de hortaliças, podendo reter água por até 2 semanas, o que é ótimo para os períodos mais quentes.
  • Excelente ingrediente para compor o substrato para cultivo, pois sua características são muito semelhante à turfa, podendo ser usada no seu lugar em substratos: Misturar meio-a-meio composto de folhas e húmus de minhoca, para compro um substrato rico em nutrientes para produção de mudas. Ou combinar iguais partes de composto de folhas e perlita

5 - Dicas

- Não adicionar folhas "cruas", sem compostar, direto em seus canteiros. Por serem pobres em nitrogênio, elas roubarão este elemento do solo;
- Alguns autores sugerem acrescentar alguma fonte de nitrogênio a pilha de folhas, para acelerar o processo. Mas, ao fazer isso, estamos alterando o método de decomposição para "compostagem" bacteriana e o produto final terá características e benefícios diferentes do composto de folhas;
- O teor de celulose (lignina) das folhas pode afetar o tempo de decomposição. Quanto mais celulose as folhas tiverem, mais tempo para a decomposição;
- Cuidado: a capacidade de retenção de água pode ser problema em sementeiras, principalmente nos períodos chuvoso, pois podem promover o apodrecimento das sementes no solo.

6 - Fontes

- Utilization of Leaf Compost as Soil Amendment in Cut Flower Production - Abibail A Maynard, PH.D. -  Department of Forestry and Horticulture - Bolletin 1022 - 2010;
- Artigo: Cost Saving Tip-Leaf Litter Mulch - Karen Blaedow - Agriculture and Natural Resources Horticulture - Publicado em Wayne County Winter - 2012
- Organic Gardening for healthy food and a healthy planet - Disponível em: http://www.organicgardeningzen.com/gardening-guide/leaf-mold-guide/ acessado em maio de 2015;
- Experimentos do autor.

51 comentários:

João L. Gaião disse...

Oi Neco Torquato. Eu tenho feito adubo com flores e folhas de 'Hibiscus rosasinensis', porque vejo que esta planta produz muitas flores que caem ao chão.
Percebi que as flores dela que se decompõem muito rapidamente, produzem fungos se molhadas, em questão de dias. Pode-se secá-las ao sol e depois esmigalhar para acelerar o processo e usar um pouco de terra para auxiliar. Então pensei vendo seu vídeo aqui, que estas flores caídas poderiam servir de fonte de fungos para decompor folhas ou papel velho.
Aliás estou fazendo uma experiência com o pó destas flores, jornal e terra, visando decompor a celulose rapidamente, porque eu acho que é o material mais difícil de se decompor do material orgânico, junto com a lignina.

Tudo de bom

Abraço

Neco Torquato Villela disse...

Fantástico João!!!

Um dos maiores prazeres que tenho nesse blog (além de compartilhar minha ideias e alcançar pessoas que ressoam com minhas "maluquices") é encontrar ideias além das minhas, como estás que vc postou aqui! Realmente fantástica estas suas experiências!!! No próximo ciclo dos hibiscus, irei experimentar.

Depois nos conte o que deu na experiência com o pó das flores de hibiscus como decompositor da lignina, estou curioso para saber o que vai dar.

Inté!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, achei interessante esse adubo. Isso funciona pra grama?

Att,

Patrícia Souza.

Tags: comprar grama sp,
comprar grama cotia sp,
comprar grama barueri sp,
comprar grama guarulhos sp,
comprar grama mogi das cruzes sp,
comprar grama sorocaba sp,
comprar grama são bernardo do campo sp.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Adriana,

Só funciona somente com fontes ricas em carbono. No caso da grama, não!

Até!

tania garcia disse...

Amei...sempre que tiver novidades mande. Assim que ser vou começar a fazer.

Neco Torquato Villela disse...

Grato pela força, Tânia! Pode deixar que mando sim! até

A minha rotina é bem estar bem disse...

Oi Neco bom dia.
Moro em uma escola que possue muitas árvores e sempre varro e junto as folhas em alguns espaços específicos. E lendo seu artigo descobri que preciso triturar essas folhas... Mas como faço sem um triturador?

Neco Torquato Villela disse...

Olá,

Vc pode fazer o composto só de folhas sem triturar as folhas, ou mesmo sem usar o inocular com serrapilheira. Porém, o processo irá demorar mais tempo. Se as folhas que vc utilizar forem mais "duras", o processo pode durar até 3 anos.

Abraços e boa sorte!

Bruno disse...

Ola ! Tenho um jardim que provê ntas folhas de árvores e muito capim e grama quando corto. Quero iniciar uma horta. Como posso combinar esses elementos com restos de comida para produzir bons aditivos para a horta ??
Muito obrigado.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Bruno,

No caso do composto de folhas, ele é mais um condicionador de solo, do que um composto orgânico propriamente dito.

Já q vc tem bastante folhas e grama/capim, pode misturar os dois, na proporção de 3 parte de folhas por 1 parte de grama/capim verde, tudo bem picado, e preparar seu composto orgânico. Ou pode fazer o composto de folhas, como explico neste artigo.

Boa sorte!

Fernando Cassino disse...

Neco, conheci agora seu Blog, não sei se ainda será oportuno. Tem uma professora que diz morar numa escola e não tem triturador. Vai aí uma sugestão para ela: Raquel Rodrigues, professora não tem um triturador para as folhas. Como ela diz morar numa escola, ela tem vários "trituradores" a sua disposição. Basta criar de tempos em tempos uns pequenos montes de folhas separados uns dos outros e depois basta dividir as crianças em pequenos grupos e criar uma "competição" de quem tritura melhor e mais rápido o seu monte de folhas. Depois envolvê-las no acompanhamento dos resultados...

Neco Torquato Villela disse...

Olá Fernando,

Valeu pela grande dica! Oportuna de mais!!!

Abraço

Rokstein Wuskofuska disse...

Olá!Uva japonesa caindo no chão aos montes pois a árvore de 30 anos mmede uns 12 metros de altura ; No chão começam a fermentar e criam o que parece fungos brancos ...será que da pra usar como serrapilheira ? Outra coisa ...os galhos dos Ipês roxo caem com fungos branco e meio rosado ...serve? Tenho também fungos nos restos do cacho da palmeira australiana ...esqueci o nome dela ...coquinho vermelhinho ...serve para decompor as folhas a frio ? ah! agora caem todas ad folhas dos Ipês e julho ad flores ...o volume é um pouco grande para um quintal em Intwrlagos sp . Obrigado !

Rokstein Wuskofuska disse...

Interlagos sp

Unknown disse...

Boa Neco, muito bom este composto tenho um quintal grande e tenho feito este no comportamento natural deixando restos de capinas e folhas que vão caindo ao longo do tempo.
Mas tenho uma duv

Unknown disse...

A dúvida é como saber ou fazer análise do solo e os compostos que faltam nos mesmo para se ter um plantio saudaves?

Unknown disse...

Gostaria de saber se deichar as folhas secas de molho (coberto de água) por vários dias se acelera o processo de decomposição?

Tarcisio disse...

Neco, viva a vida pelo seu blog.
Qual é o papel da grama na compostagem ou ela só serve para cobertura para manter a umidade?
Tenho feito uma experiência com a compostagem nas frutíferas da seguinte maneira: Abro uma vala nas proximidades, mais ou menos 1 metro longe do pé, de medida 1 a 1,5m de comprimento por 0,40 de largura e 20 a 40 cm de profundidade. Nesta vala vou jogando: no fundo calcário e em seguida uma forração bem arejada de bagaço de cano e em seguida jogo a lance 4 pás de esterco. A partir daí jogo, em forma de camadas resto de verduras, legumes, frutas, borra de café, casca de ovo, folhas verdes de feijão andu/guandu, e uma camada fina de terra antes de começar a próxima camada e assim sucessivamente. Ao fechar uma camada jogo esterco s lance e molho. O objetivo dessa adubação é que a raiz encontre nutrientes.

Unknown disse...

Perfeito,Vilela!
Grato por compartilhar suas experiências. Acho q seria interessante experimentar a mistura de material orgânico de cozinha (cascas de legumes e frutas, borra de cafe, casca de ovo), esterco animal. Assim vc enriquece a mistura, produzindo um substrato rico em nutrientes e deve produzir em menor tempo.

A minha rotina é bem estar bem disse...

Obrigada Neco, sua atenção me é muito cara.

A minha rotina é bem estar bem disse...

Olá Fernando, sua idéia é genial!!!! Mas os alunos aqui são adolescentes... Não curtem muito se sujar, rs. Mas ideia e ótima e posso usá-la na outra escola que trabalho. Obrigada!!

Cristiane Magalhães disse...

Bom dia Neco. Já pensou em adicionar gongolos à composteira?No terreno aqui tem muitos e eles adoram folhas e galhos secos de amendoeira. A terra é bem preta e cheira muito bem. confere só esse vídeo da embrapa. bj
javascript:_embrapayoutubedestaques_WAR_embrapayoutubeportlet_INSTANCE_Ohb52EPYxl6V_showModal('9EffxSrKzHQ', 'Produ%C3%A7%C3%A3o de h%C3%BAmus com uso de gongolo')

Unknown disse...

Boa tarde tarde tenho uns pés de laranja no meu terreno até limoeiro tá com as folhas cheia de acho q é pulgao é preto não consigo acabar será falta de água q vou lá só cada 10 15 dias

Neco Torquato Villela disse...

Olá Cristiane,

Eu uso gongolos em uma composteira onde coloco folhas e troncos de bananeira, folhas de coqueiros, falhos finos de podas de árvores e outros materiais mais "grosso", que demoram mais para compostar. Ele são fantásticos! Consomem tudo e geram um composto maravilhoso!

Grato pela diga e abraços!

Neco Torquato Villela disse...

Olá "Sem Nome", (rsrs)

Realmente nas épocas mais secas do ano este tipo de pulgão é comum e cítricos.
Para pulgão em cítricos vc pode usar óleo de neem, ou então uma mistura de detergente e óleo de cozinha (3 colheres de sopa de cada) e 1 litro de água e pulverizar onde tem pulgão. Faça a aplicação de 3 em 3 dias, por até 5 vezes.
Recomenda-se pulverizar a mistura 1 vez por mês, ou de 45 em 45 dias, para evitar novas infestações, principalmente nas épocas mais secas dos ano.

Boa sorte!

Tarcisio disse...

Neco, boa noite!
Com relação a trituradora comprei uma recente. Acontece que ela vem com uma grade de proteção que atrapalha um pouco na colocação de folhas. A sua tem essa grade? Vc tem alguma sugestão?
Para situar melhor as especificações do triturador é: Marca Tramontina Modelo TRO25.
Grato
Tarcisio

Neco Torquato Villela disse...

Olá Tarcísio,

Meu triturador é igual ao que vc comprou: Tramontina TRO25, de 2hp.
Eu tirei a grade, pois ela atrapalha um pouco colocar material para triturar. Mas, para compensar a falta de segurança que a remoção da grade trás, todas as vezes que uso meu triturador, eu uso óculos de proteção ou viseira, dependendo do material que vou triturar.

Boa sorte e abraço!

Fernando Saraíva disse...

Boa noite, Neco! Antes de falar sobre minhas dúvidas, obrigado pelas informações!
Em minha casa tenho tres sibipirunas
gigantescas que produzem uma enorme quantidade de folhas.
Sempre fiquei inseguro em utilizar esse material, pois essas folhinhas parecem eternas... Demoram demais para decompor! E são muito resinosas!
Vc tem experiência com essa espécie?
As folhas sao boas para esse tipo de compostagem que vc explicou?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Fernando,

Não tenho experiência com folhas de sibipuruna, apesar de conhecer a árvore.

Já fiz composto de folhas resinosas, como mangueira e cipreste, sem problema algum!

Penso que você pode usá-las para fazer o composto de folhas, sem problema algum.

Boa sorte!

Rokstein Wuskofuska disse...

????

Neco Torquato Villela disse...

Olá amigos,

Esqueci de responder algumas perguntas acima. Obrigado Rokstein por me alertar! Seguem as respostas:

Rokstein, você pode usar todo este material para fazer o composto só de folhas, sem problema algum, só removendo o excesso de frutas da uva japonesa, para que não fermente demais. Pode colocar folhas de ipês, palmeira e tudo mais de folhas que tiver por ai, aproveitando as folhas que já tem fungos como substituto da serrapilheira.

"sem nome", depois feita a análise de solo, vc pode acrescentar o que falta no seu solo no composto para fermentar, e depois usar este composto no seu solo.
Se vc deixar as folhas secas dentro d'água, imersas, por muito tempo, elas irão apodrecer. Não é uma boa idéia!

Prof. Emilson, se acrescentarmos material orgânico de cozinha ao composto de folhas, ele se tornará um composto comum, e não o que eu ensino no artigo/vídeo. A intenção é produzir um composto com qualidades diferentes do comum.

Obrigado a todos, abraços e até!

Unknown disse...

Tenho pés de bananeiras folhas e troncos dar de fazer também?e como faço?

Neco Torquato Villela disse...

Olá,

Os restos de bananeira, quando ainda úmidos, não dá para usar para fazer este tipo de composto.

Mas, se você deixá-los secar bem, aí sim vc consegue um composto somente de folhas/troncos.

Boa sorte!

Flávia disse...

Olá, eu tenho muita folha seca e quero saber como eu faço pra manusear já que em sacos e em pequenas composteiras não irão caber.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Flávia,

Depois de trituradas, as folhas são prensadas dentro dos sacos, isso diminui MUITO o volume delas.

Veja no vídeo deste artigo, a quantidade inicial de folhas que tenho é toda colocada dentro de um só saco de ração, após trituradas e prensadas.

Boa sorte e até!

Unknown disse...

Estou ajudando minha mãe montar uma floricultura e vendas de plantas estou adorando as dicas

Neco Torquato Villela disse...

Fico feliz em ajudar!

G. Esmeralda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
G. Esmeralda disse...

Muito Bom!!!

Neco Torquato Villela disse...

Vlw, Esmeralda!

Willian disse...

Boa noite Neco sou do RS e estou elaborando compostagem com a resteva da soja mistura com 20% de folhas Verdes mais leguminosas, já tenho uma colonização boa chegando até 60graus a fermentação mas agora nossas temperaturas caíram muito não passam12graus pois estamos no inverno e nossos composto não passam de 20graus, eu pergunto para acelerar o processo devia colocar mais matéria verde? Oque acha?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Willian,

Tenho o mesmo problema aqui na minha região, sul de Minas, nessa época do ano. Já fiz várias tentativas para aumentar a temperatura do composto, inclusive variar para mais ou para menos a quantidade de material verde/seco, e nenhuma das tentativas deu resultado significativo.
A única coisa que de +ou- certa foi usar uma manda elétrica, sob o composto, e cobri-lo com uma lona. Digo +ou-, pois a minha manta só alcança até 42 graus, o que não é o suficiente para acelerar o processo o bastante na fase termofílica, e só consegui diminuir o tempo de compostagem em uma semana com esse método (comparando com a compostagem feita no inverno). Acabei abandonando o uso da manta, devido a baixa eficiência e do consumo de energia que aumenta por usar a manta por 24/7.
O que faço agora é planejar o aumento da produção de composto, nas época mais quentes do ano, a fim de sobrar composto para minha utilização nos meses de junho/julho/agosto.
Espero ter ajudado e, se descobrir algo diferente, me avise! rs
Abraço e boa sorte!

Priscila disse...

Olá Neco! Estou pensando em usar os fungos do pó de café em cápsulas que estão guardadas há meses como inoculador de fungos. São fungos em geral coloridos. Acha viável para ter um bom resultado?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Priscila,

Os fungos que se desenvolvem no pó de café já usado são, em sua maioria, decompositores. Por isso, não há problema em usar o pó embolorado em sua horta.

Penso que a melhor forma de aproveitá-los, já embolorado, é colocar em uma composteira ou no minhocário. Assim você terá composto/humus inoculado para usar no seus cultivos.

Boa sorte e até!

Priscila disse...

Entendi... bom saber disso! Comecei a separar as folhas para compostar e iniciarei um novo sistema usando larvas de mosca soldado e pensei em distribuir os fungos...

Mario disse...

Boa noite
Parabens por sus videos e por suas experiencia...muito bom mesmo
Torquato estou no extremo sul da bahia a aqui entre ouono e inverno cai muota folha das amendoeiras sao cacambas que nao tem fim

Perfunto....para acelerar vc se utiliza da serrapilheira......eu gostariade saber se eu capturar os fungos e as bacterias com arroz sem tempero e papa e depois misturado com arapa daria o mesmo resultado.....como proceder pois estou falando de dezeas de caminhao de folhas
Um abraco

Unknown disse...

Material maravilhoso

Yoritomo Minamoto disse...

Oi Neco, quero fazer compostagem posso colocar junto grama

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho, Neco. Agradeço por disponibilizar conteúdo de qualidade e um ambiente saudável para troca de experiências e ponto de encontro aos apaixonados pela natureza.
Eu estou formando uma chácara e lá, tenho um pomar antigo, com mangueiras e abacateiros enormes. O solo abaixo desse pomar está com muuuuuita materia orgânica, mta folha, galhos em decomposição e poderia até chamar de serra pilheira a cobertura que encontro lá, pois a área esteve abandonada por mais de 15 anos. Eu não tenho estrutura e tão pouco mão de obra acessível. Porém com as dicas que você deu, fomentou em mim a ideia de aproveitar todo esse material orgânico. Alguma dica para acelerar o processo?
Parabenizo novamente e desejo sucesso em seus projetos. A família agradece

Zaide Sanches disse...

Muito bom , obrigada pelo ensinamentos, vou fazer no meu sítio tem árvores que caem muitas folhas, eu rastelo e junto, não sei o que fazer com tanta filhas. Agora eu aprendir.

Judith disse...

Olá boa noite, tudo bom! Gostaria de saber se vc compra as compostagens