26 de dezembro de 2014

Solução de Cálcio

Cálcio biodisponível para plantas

O cálcio é um dos elemento químico mais abundante na natureza. Nunca encontrado em estado nativo, ele está sempre associado a outros elementos químicos, formando carbonatos, sulfatos, etc.

Na agricultura, o papel do cálcio como nutriente das plantas é tão importante quanto os efeitos indiretos que ele proporciona: reduz a acidez do solo, diminuindo a toxidade do alumínio, cobre e manganês; melhora o crescimento das raízes, aumentando a atividade microbiana; aumenta a disponibilidade de molibdênio e outros nutrientes; fortalece a resistência das plantas; aumenta a absorção do fósforo pelas culturas; contribui para melhor utilização de carboidratos e proteínas;

A casca de ovo traz em sua composição mais de 90% de carbonato de cálcio (CaCO3). O cálcio nesse forma não é de fácil liberação, pois está em uma forma sólida, o que o torna de lenta absorção pelas plantas, conforme as cascas vão se decompondo. Em alguns momentos, a forma sólida do carbonato de cálcio da casca do ovo é uma vantagem, pois pode-se adubar um canteiro com esta e ter uma fonte de cálcio de liberação lenta por um bom tempo. Porém em certas horas, precisamos do cálcio em uma forma mais biodisponível, que seja absorvido rapidamente pelas plantas.

Uma forma simples de tornar o cálcio contido na casca do ovo biodisponível é mistura-la com vinagre, que é, em suma maioria, ácido acético (CH3CO2H). Com isso, teremos uma reação química que irá liberar dióxido de carbono (CO2), restando um sal de Solução de Cálcio em água (H2O), o acetato de cálcio (Ca(C2H3O2)2). Este sal de cálcio liberado pela reação química é mais biodisponível do que em sua forma anterior (CaCO3), o que o torna de alto valor biológico, de fácil e rápida absorção pelas plantas.

Resultado da reação do carbonato de cálcio com o ácido acético:
CaCO3 + CH3C03H = Ca(C2H3O2)2 + H2O + CO2

1 - Material necessário
- Cascas de ovos: no mínimo 1 dúzia;
- Vinagre: de maçã ou de arroz. Se for usar o de vinho, diluir meio a meio em água;
- Um pote de vidro vazio, com tampa.

2 - Como preparar:
a - Secar as cascas de ovos ao sol, a fim de remover a umidade e facilitar a remoção da membrana interna. 3 dias de sol forte são suficientes;
b - Remover as membranas brancas que ficam dentro das cascas de ovos;
c - Quebrar as cascas em pedaços pequenos (não transformá-lo em pó) utilizando um pilão, ou esmagar as cascas com as mãos;
d - Colocar as cascas em uma panela e leve ao fogo baixo por 15-20 minutos, mexendo sempre para não queimar as cascas, a fim de remover quaisquer resquícios de substâncias orgânicas das mesmas;
e - Aguardar as cascas esfriarem;
f - Colocar as cascas em um vidro e acrescente o vinagre na proporção de 1:3 em volume. Ex.: para 50 ml de cascas de ovos, acrescente 150 ml de vinagre;
g - tampar o vidro com um pano, ou colocar a tampa deixando-a frouxa, e armazenar em um local fresco com luz indireta.


Cascas de ovos secando ao sol.
Quando o vinagre for acrescentado, você verá que varias bolhas irão se formar, chegando a levar algumas cascas de ovo até a superfície. Quando não houver mais formação das bolhas e não houver mais cascas de ovos se mexendo, a solução está pronta. Esse processo pode demorar até 15 dias.

Mais detalhes da produção da Solução de Cálcio no vídeo no fim do artigo.

Solução de Cálcio.

3 - Como usar o Solução de Cálcio:
- Via aplicação foliar na diluição de 1:200, de 15 em 15 dias, ao fim da tarde. Ex.: 5 ml de Solução de Cálcio em 1 litro de água;
- Via rega na base das plantas, na mesma diluição acima, de 30 em 30 dias.

4 - Quando usar o Solução de Cálcio:
Solução de Cálcio é especialmente eficaz quando a planta passa do período vegetativo para o reprodutivo, por isso recomenda-se utilizar a solução no período de surgimento dos botões florais, periodicamente até a colheita dos frutos.

5 - Outros benefícios do Solução de Cálcio:
- Previne o crescimento excessivo das culturas;
- Torna as frutas mais firmes;
- Prolonga a durabilidade pós-colheita das frutas.

6 - Armazenamento:
Armazene a Solução de Cálcio em uma garrafa pet em um local fresco e ao abrigo da luz por prazo indeterminado.

7 - Sintomas de deficiência de cálcio:
Caso as plantas apresente algum dos sintomas abaixo, é recomendável aplicar Solução de Cálcio, conforme orientação acima:
- Cores das folhas estão inexpressivas ou sem brilho;
- Poucos botões florais vingam, ou apenas desabrocham e caírem;
- Queda excessiva de folhas e frutos não maduros;
- Raízes subdesenvolvidas ou fracas;
- As folhas ficam amarronzadas e secam, caso a planta não seja caduciforme;
- Plantas leguminosas com as vagens vazias;
- Frutos e vegetais com amadurecimento irregular, com excesso de umidade, baixo teor de açúcar, frutos muito moles e pouca fragrância;
- Vegetais de tubérculos e raízes tonam-se esponjosos e/ou ocos, com durabilidade pós-colheita baixa;
- Cereais sofre com umidade excessiva dos grãos, baixo concentração de amido, além de baixa resistência a insetos e doenças.

8 - Dicas:
- Acrescente vinagre novo, na mesma proporção acima, ao resto de cascas de ovos que você usou para fazer a Solução de Cálcio. Você verá que conseguirá extrair mais sal de cálcio das cascas de ovos. Esse processo pode ser repetido até não mais ter a reação (bolhas) entre as cascas e o vinagre;
- As cascas de ovos que sobraram, pode ser aproveitadas na composteira;



9 - Fontes:
- Natural Farming - Kyu, Cho Han - Janong Natural Farming Institute, 2003;
- A Natural Farming System for Sustainable Agriculture in the Tropics - Mikkelson, Keith O -  Aloha House, Inc. Filipinas, 2005;
- Applied Natural Farming: Appropriate Technique in Tropic - Tancho, Arnat - Biotec MTEC Tailândia, 2008.

35 comentários:

Peter disse...

Oi Neco, gostaria de conversar com você.

Meu nome é Marina e faço parte do Instituto EcoVIDA São Miguel. (www.ecovidasaomiguel.org)

Por favor, me mande um e-mail para nos falarmos, facebook ou skype. Meu contato é marinautsch@gmail.com

GRata!

Marcos disse...

Muito Bom Neco! Sempre surpreendendo, vou usar esta técnica na fertirrigação do meu plantio de maracujá, creio que teremos sucesso pois esta cultura é muito exigente por cálcio. Valeu!!!
Marcos Bezerra, Condado - PE, Brasil.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Mariana,

Já entrei em contato.

Inté!

Neco Torquato Villela disse...

Olá Marcos,

Depois nos conte qual foi o resultado com o uso da solução de cálcio na plantação de maracujá.

Abraço nas crianças :) e inté!

Unknown disse...

boa tarde, Neco fiz as células de germinação umas 32 com a receita em tubos de 1 1/2" ,
depois de uns 3 dias na estufa (um vasilhame plástico) apareceu uns fungos brancos em todas ela, não tem cheiro de mofo, e continua só com a cor branca, o que poderia ser. obrigado.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Ivan,

Os fungos aparecem por excesso de umidade. Remova um pouco da água do local onde vc colocou as células e coloque-as ao sol, sem deixar ressecar.

Boa sorte e inté!

teresacascavel disse...

Hola Neco
Estou pretendendo começar uma horta orgánica e estou adorando este blog onde encontro informações muito valiosas.
ja está com um tempo que eu fiz o EM e o Bokashi com as suas dicas. Deu tudo muito certo e sempre estou usando.
Agora fiz a solução de calcio, mas não conseguí tirar a película fina por dentro da casca, e coloquei com tudo. Ja esta com 5 dias no vidro e não parece tener mal cheiro nem nada de estranho. Porque tem que tirar essa película? Se não tira, acontece o que?
Esperando a sua resposta
Grata
Teresa

Neco Torquato Villela disse...

Olá Teresa,

A grande questão com a película é o mau cheiro (devido a fermentação que ela pode causar) que ele pode deixar na solução final. Se já passaram 5 dias e ainda não esta cheirando mau, acho que não tem problema.

Fico feliz que as informações que estão aqui estão te ajudando! Obrigado pela força!

Boa sorte!

DY CAMPOS disse...

Oi beco se triturar a casca no liquidificador não acelere esse tempo de espera de 15 dias ? Ou é nescessario as cascas de forma que vc fez e em qual período posso aplicar no inverno é viável ou devo esperar o fim do inverno?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Eidy,

Se bater no liquidificador, vc diminui a superfície de contato do vinagre com a casca e, ao invés de diminuir o tempo de preparo, vc irá aumentar esse tempo.

No inverno vc pode continuar usando em plantas que florescem e crescem nesse período, como hortênsias, hortaliças (como alface, rúcula, repolho), cebola, ervilha, etc... Em plantas que entram em dormência nesse período, não é necessário aplicar.

Inté!

Unknown disse...

Boa tarde Neco. Achei excelente esta dica e quero testar, mas estou insegura em usar em orquídeas. Sabe dizer se fará bem à elas ? Grata.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Luciene,

Não tem problema aplicar em orquídeas.

Caso vc não tiver segurança na aplicação, comece com uma dose menor (como 1 ml por litro de água, a cada 15 dias, ou 30 dias), aplicando somente em uma planta, e vá observando o resultado.

Boa sorte e inté!

Unknown disse...

Grata menino, farei sim. Abraço.

Unknown disse...

Gostaria de fazer o bocachi poderia me mandar a receita

Neco Torquato Villela disse...

Olá Maria de Lourdes,

Você pode a "receita" e mais dicas em: http://mungoverde.blogspot.com.br/2008/09/bokashi-caseiro.html

Boa sorte!

Unknown disse...

Olá Neco ,entendi que faço a mistura de cinco ml por litro de agua porem tenho uma duvida,este litro de preparado e para uma planta?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Monica,

Borrife nas plantas, até as folhas ficarem úmidas.

Inté!

Unknown disse...

Boa Tarde Neco, gostaria de saber se eu usando acido acético feito de cascas de banana, teria ao final alem do Acetato de cálcio alguma concentração de Potássio juntamente nessa solução?!.

Desde ja agradeço a atenção.

Adolpho

Neco Torquato Villela disse...

Olá Adolpho,

Ácido acético, de banana, de maçã, ou de uva, são os mesmos. O que muda são os outros componentes, derivados das frutas que geraram este ácido acético, que completam o vinagre.

Como a banana é rica em potássio, certamente um pouco deste potássio estará diluído no vinagre desta.

Inté!

Rokstein Wuskofuska disse...

Olá, apliquei mas orquideas pulverzando raízes e folhas...geral;usei o recomendado ou seja ...5ml por litro d'água...ja faz 1 mês e tudo bem com elas .

Neco Torquato Villela disse...

Grato pelo feedback Rokstein! Até!

Rokstein Wuskofuska disse...

Disponha !

marinice disse...

Da primeira vez que vi este post, tinha lido que era bom para frutas como maracujá. Bem hoje vim pesquisar novamente para ver a proporção e não estou encontrando.Posso realmente colocar no pé de maracujá?À que proporção?
Obrigada.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Marinice,

Vc encontra como usar a solução de cálcio no item 3 do artigo.

Até e boa sorte!

Anônimo disse...

Boa tarde Neco!Gostaria de saber se posso usar a solução de cálcio em plantio de maracujá

Neco Torquato Villela disse...

Olá Amigo,

Pode sim! Mas comece com diluições mais baixar, depois vá aumentando, até o limite 5 ml por litro.

Boa sorte!

Unknown disse...

Olá Neco, achei a solução super interessante, gostaria de saber se posso utilizar vinagre de álcool e se há algo que possa ser feito para diminuir os 15 dias de fabricação.
Desde já agradeço.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Amigo,

A concentração de ácido acético em vinagre feito de frutas é maior, do que no vinagre feito de álcool, por isso recomendo que use vinagre de frutas.

Se você usar um vinagre mais forte, como o de vinho, e não o de maçã que eu uso no vídeo, vc consegue diminuir o tempo de produção. Mas, faça um teste antes com o produto final, aplicando em uma pequena parte da planta, para verificar se não irá gerar alguma reação.

Boa sorte!

Unknown disse...

Boa noite, posso usar o produto na aquaponia

mamchi disse...

Olá Neco!

Há 5 anos, qdo me aposentei, pude começar a realizar um sonho antigo. Ser "do campo"... (haha... como uma vida dura dessas pode ser um sonho?!)
Desde lá aprendi muita coisa em seu blog; sempre praticando na lida diária com a terra.

Venho entregar 'pessoalmente' meus agradecimentos por compartilhar seus conhecimentos.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Mamchi,

como uma vida dura dessas pode ser um sonho?! realmente!!! é a mais pura verdade!!! kkk mas... é muito prazeroso ver uma planta crescer e dar frutos sob seus cuidados! rsrs

Gratidão por deixar essa comentário tão direto e delicado aqui!

Abraço e boa sorte nos cultivos!

Anônimo disse...

Olá neco, posso fazer esse processo e comer as cascas pra suplementação de cálcio?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neco Torquato Villela disse...

Olá Anão irmão,

Sinceramente, não sei dizer. rsrs

Até!

Anônimo disse...

E SO LAVA A CASCA NA HORA KE VC USAR O OVO SAI NA HORA E DEXA O OVO PRA ESCORRER A AGUA E DEPOIS COLOCA PRA SECA EU DEIXO NA MINHA AREA DENTRO DE UMA ASSADEIRA VELHA COM O CALOR DAS TELHAS SECA RAPIDINHO