4 de abril de 2016

Confrei na horta e jardim - Parte 1

Fantástica planta multi-propósito, com vários usos na horta e jardim


O Confrei (Symphytum officinale) é muito utilizado na medicina natural e alopática, com usos já conhecidos e comprovados científicamente. Por esse motivo, é muitas vezes cultivado em hortas e jardins.

Mas você sabia que o confrei também é um grande aliado do hortelão e jardineiro, podendo ser usado de várias maneiras, beneficiando nossa produção, acelerando o processo de compostagem e melhorando nosso solo?
Confrei

Para demonstrar algumas possibilidades de uso do comfrei, na nossa horta, farei uma série de dois vídeos, acompanhados de um pequeno artigo explicativo. No primeiro vídeo você verá:
1 - Dicas de cultivo do confrei: como e onde plantar.

2 - Acumulador de minerais e descompactador de solo: a fantástica capacidade do confrei de mobilizar minerais, das "profundezas" do solo, para suas folhas, principalmente potássio e nitrogênio, mas também magnésio, manganês, zinco e cobre, dentre outros, em menor quantidade, além da capacidade de suas raízes de penetrar fundo no solo, descompactando-o..

3 - Como e quando colher: aproveitamento máximo da produção de folhas, colhendo as folhas maiores, de 2 em 2 meses.

4 - Como cobertura de solo: as folhas picadas, ou inteiras, colocadas ao lado dos nossos cultivos, disponibilizam seus nutrientes para nossas plantações.

5 - Aliado da produção de batata: aumento da produção e batatas mais saborosas, usando o confrei, na cobertura de solo.

6 - Adubação de arbustos, frutíferas e árvores perenes: favorece a formação de novos frutos, usando as folhas de confrei, na cobertura de solo.

7 - Calda fermentada de plantas: especialmente benéfica para tomates, pepinos, melancias e leguminosas.




Clique aqui para saber como preparar Calda Fermentada de Planta.

Não deixe de ler a PARTE 2 desse artigo, clicando aqui.


 

0 comentários: