1 de setembro de 2016

Mini Bomba de Vácuo Manual

Auxilio para um melhor armazenamento de sementes

Sementes são bens inestimáveis, essenciais a sobrevivência da nossa espécie e a chave para a sustentabilidade. Saber como armazena-las adequadamente assegura a sua viabilidade, pelo maior período possível.

Eu como minúsculo produtor de sementes venho, a cada novo ano e nova colheita, aprimorando as minhas técnicas, para um melhor armazenamento das sementes colhidas na minha "propriedade rural". Sempre busco seca-las de maneira correta e mantê-las acondicionadas longe da umidade excessiva, da flutuação de temperatura, do excesso de luz e de insetos, a fim de garantir a viabilidade das mesmas.

Do mesmo modo, para garantir que as sementes não brotem, antes do desejado, penso sempre em quatro elementos: oxigênio, umidade, luz solar e calor. Mantê-los longe das sementes é garantia armazenamento longo, pois estes quatro elementos criam uma reação de brotação natural nas sementes, chamando-as a vida.

Sei que existem muitas teorias e experimentos sobre qual o melhor método de armazenamento. Muitas desta já utilizei como: sacos de papel, armazenamento em geladeira, em garrafas PET... já misturei as sementes com sílica, pimenta do reino, folhas de louro, alho... e por aí vai..

Mesmo tomando vários cuidados, algumas vezes ainda encontro pequenos insetos se alimentando da minha preciosa produção, já acondicionada em garrafas PET, além de ver sementes brotando dentro das garrafas e perdendo, muito rapidamente, seu poder de germinação.

Descobri que uma das soluções, para evitar os insetos, além de preservar melhor as sementes, é acondiciona-las a vácuo. Para fazer o vácuo, encontrei tutoriais que utilizavam velas ou chumaços de algodão acesos, dentro da garrafa PET, para consumir todo o oxigênio. Porém, tentei várias vezes seguir estes tutoriais, sem sucesso, pois já que minha produção é pequena, acabava por não encher toda a garrafa, o que acarretava a queima da garrafa, ou da tampa, ou mesmo meus dedos.

Procurando outra solução, logo me lembrei de um experimento que fiz, a tempos, com algumas válvulas de retenção de ar e vi que, de maneira fácil e barata, seria possível montar uma mini bomba de vácuo manual.

Como o uso da bomba de vácuo, aliadas a outras técnicas de armazenamento, não tenho mais problemas com as minhas sementes estocadas e sempre tenho um alto índice de germinação das mesmas.

1) A mini bomba de vácuo


1.1) Material:
  • Duas válvulas de retenção de ar (podem ser adquiridas em casas expecializadas em produtos para aquários);
  • Uma conexão "T", também conhecido como distribuidor "T" (usado no sistema de esguicho de água, do limpador de para brisas de carros. Pode ser adquirida em autopeças);
  • Uma seringa descartável de, no mínimo, 5 ml. Quanto maior a capacidade da seringa, mais rápido o vácuo será criado dentro da garrafa PET;
  • 15 cm, ou mais, de mangueira (cano) para aquário.

Antes da montagem, é necessário identificar, nas válvulas de retenção, onde é a entrada de ar e onde é a saída. Em alguns modelos de válvulas, esta marcação já vem impressa na mesma, outras válvulas trazem um pequeno manual identificando as partes em questão. Na figura abaixo, ilustro, no modelo de válvula que utilizei, estes dois pontos:
Identificação da entrada e saída de ar, da válvula de retenção de ar.

1.2) Montagem:
a - Cortar a mangueira de aquário em 3 partes de, mais ou menos, 5 cm cada;
b - Conectar as partes da mangueira na base do "T" e nas suas duas extremidades;
c - Na base do "T", conectar uma válvula de retenção, com a entrada de ar voltada para o "T";
d - Em uma das extremidades do "T", conectar a outra válvula de retenção, como a saída de ar voltada para o "T";
e - Na outra extremidade do "T", conectar a seringa.

Detalhes da montagem da mini bomba de vácuo manual


Mini bomba de vácuo já montada.
No detalhe, a válvula que deve ser introduzida no furo da garrafa PET (item "B" abaixo).

1.3) Como usar:

a - Furar a tampa da garrafa PET. O orifício não deve ser muito grande, mas suficiente para que a ponta da válvula de retenção entre com um certo esforço;
b - Introduzir a ponta da válvula de retenção de ar, da extremidade do "T", no orifício da tampa;
c - Acionar o êmbolo da seringa, fazendo um movimento de vai e vem, até notar que a vedação da válvula está deformada (ver detalhe na foto abaixo);
d - Cortar ou remover a mangueira, que esta conectada na válvula da tampa da garrafa. A válvula de retenção não deve ser removida, pois é ela que garante o vácuo dentro da garrafa;
e - Revestir a tampa e a válvula de retenção com silicone ou parafina;
f - Rotular a garrafa com o tipo de semente e a data de armazenamento;
g - Armazenar a garrafa em local fresco e escuro.

Detalhe da válvula de retenção, mostrando o momento em que a vedação
da mesma está deformada, indicando que é hora de parar de remover o ar (passo "C" acima).

Com este método, eliminamos vários fatores que prejudicam uma boa preservação de nossas sementes, como:
- Diminuímos o oxigênio e a umidade no interior da garrafa, elementos estes que viabilizam a brotação das sementes.
- Armazenando em local fresco e escuro (geladeira, se possível), diminuímos o consumo dos açúcares do interior da semente, pelo seu embrião, o que dá mais longevidade as mesmas.
- Garantimos também, pela baixa presença de oxigênio, a não infestação das sementes armazenadas, por insetos praga.

Garrafa PET deformada, devido ao vácuo formado em seu interior.

Mais detalhes sobre a montagem e uso no vídeo:


2) Outros usos:

Podemos usar a mini bomba de vácuo para remover o ar de potes de vidro, estes usados para conserva, com tampa metálica. Para isto, basta fazer um furo sobre a tampa do pote e repetir o processos executados acima, para garrafa PET.

3) Dicas:

- Use sempre garrafas PET que foram usadas para acondicionar água com gás e refrigerante, pois estas são mais resistentes;
- Se for usar potes de vidro, o ideal é usar potes novos, pois estes tem o sistema de vedação melhor que potes usados;
- Ainda sobre uso de potes de vidro, para garantir uma melhor vedação, fazer um furo maior na tampa do pote e colocar uma rolha de borracha. Na rolha de borracha, faça um furo e neste introduza a ponta da válvula de retenção, usada para criar o vácuo;
- Uma vez aberta a garrafa, utilizar as sementes o mais breve possível, e não voltar a armazenar as mesmas;
- Podemos usar esta mini bomba de vácuo manual para conservação de outros tipos de alimentos, em outros tipos de recipientes. Para tal, use sua criatividade e poste suas ideias aqui, nos comentários do blog.



20 comentários:

Unknown disse...

Que legal, adorei.

Neco Torquato Villela disse...

Grato Luciene! Abrs

Unknown disse...

Parabéns, bem bolado!

Neco Torquato Villela disse...

Vlw Rogério!

Unknown disse...

Villela, estou pensando em preservar 1 Kg de café torrado em grãos, utilizando duas garrafas pet de 600 ml, ou quatro de 250 ml. Penso em usar o café aos poucos, preservando suas qualidades. Ao invés de parafina, penso em silicone quente na pistola. Por acaso a válvula de retenção deformada na primeira vez poderá ser reutilizada? Saudações!

Neco Torquato Villela disse...

Rogério,

Muito legal esta sua iniciativa de usar a bomba para conservação de café. Gostei das adaptações. Valeu por compartilhar aqui.

Quanto a válvula, sim ela pode ser reaproveitada, sem problema.

Um amigo, disse que, ao invés de colocar a ponta da válvula diretamente na tampinha da garrafa, ele colocou a mangueira. Depois de gerar o vácuo, ele vedou com parafina e selou a mangueira com um alicate aquecido. Depois cortou a mangueira e retirou a válvula.

Inté!

Unknown disse...

Villela, favor desenhar ou fazer um esquema ilustrativo dessa alteração introduzida pelo seu amigo. De todo jeito foram utilizadas duas válvulas?

Neco Torquato Villela disse...

Rogério,

Na ponta da válvula, que vai no furo da garrafa, vc coloca um pedaço de mangueira de aquário. Esta mangueira vc coloca no furo da garrafa, porém este furo deve ser ser mais fino um pouco.

Depois de fazer o vácuo, vc esquenta a ponta de um alicate e "masca" a mangueira e depois coloca a parafina ou cola quente para vedar o resto.

Inté!

Unknown disse...

Aqui o link do site pra quem quiser comprar da china. Só que demora pra chegar:

https://pt.aliexpress.com/item/2015-Hot-3-Pcs-Non-return-Plastic-Air-Pump-Check-Valves-Clear-for-Aquarium/32264500679.html?spm=2114.10010308.1000014.10.ycAQpo&scm=1007.13338.50051.0&pvid=de90e71e-1734-4b6b-aefd-391ebb2032e1&tpp=1&detailNewVersion=&categoryId=1460

Unknown disse...

Tudo muito fácil. O boleto é gerado no momento da compra, dólar pra real, com IOF. Com 24hs o pagamento é confirmado, e com 48hs após o vendedor confirma a remessa. Tem muitas coisinhas na China, com bons preços. O problema é a demora pra chegar, e a nossa esfomeada receita federal.

Neco Torquato Villela disse...

Grato pela dica, Rogério!

Judy Vieira disse...

Por gentileza, poderia me dizer o diâmetro da mangueira de aquário e do T, já que você só especificou que a válvula tem 4mm?
Grata, adorei seu projeto! Maravilhoso

Neco Torquato Villela disse...

Olá Judy,

A mangueira também de 4mm. Já o T, só existe um tamanho nas lojas que vendem peças de carros nacionais.

Grato pela força!

Boa sorte e inté!

Judy Vieira disse...

Obrigada pelo retorno! Bom trabalho!
Abs

Judy Vieira disse...

Em tempo, vi no ML uma conexão T de 4mm e outra de 5mm...qual delas? Rsssss

Neco Torquato Villela disse...

Oi Judy,

Compre o T em casas que vendem peças para carro. É muito mais barato do que no ML.

Compre a de 4mm.

Até!

LiaSouza/Fpolis disse...

No caso de tampa de metal nos vidros de conserva depois de tirar o vácuo faz como para vedar e como saber se entrou ar? Idem das garrafa pet, está dá pra ver que tem vácuo pela deformação, mas como vedar depois de retirar a bomba? Não entendi...
Já pensou em fazer um vídeo passa a passo? Ou vender prontos?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Lia,

Para tampa de metal eu passo bastante silicone na base da válvula, pelo lado de fora. Depois de feito o vácuo, eu deixo a válvula na tampa. A válvula garante que o ar não entre na garrafa/vidro, garantindo assim o vácuo.

Um amigo disse que, ao invés de colocar a válvula na tampa de metal, ele colocou um outro pedaço de mangueira na saída de ar da válvula e introduziu esta mangueira na tampa de metal. Depois de feito o vácuo, ele esquentou a ponta de um alicate e pinçou a mangueira com esta ponta, de modo a vedá-la. Assim ele pode remover a válvula, sem perder o vácuo do vidro. Eu não testei essa possibilidade, mas acho que é viável.

A minha ideia e passar este conhecimento para todos, sem necessidade de ter ganho com isso, pois é uma coisa muito simples e de grande utilidade para muitas pessoas. Por isso não vendo pronto.

Abraço e boa sorte!

Fabio disse...

Gostei da idéia!
Para vedar a tampa poderia utilizar uma válvula de aquário rosqueável desse tipo:
Regulador Válvulas Regular Ar Co2 Aquário

Neco Torquato Villela disse...

Olá Fábio,

Pode usar essa sim.

Até e boa sorte!